terça-feira, 31 de julho de 2012

Pânico na empresa: de quem é a culpa?


Você já sofreu ou sofre assédio moral no trabalho?
Ou, conhece alguém que já passou por isso?
Saiba que o "psicopata de gravata" pode estar disfarçado dentro da própria empresa.
É o que mostra a matéria da Revista Exame.
De forma objetiva, especialistas apontam dicas de como perceber os sinais do "ataque" no ambiente corporativo.
Segue trecho da revista:
------------------------------------------------------------------------------------------------
*Fonte: Revista Exame
O que faz um psicopata no trabalho?


A primeira característica do psicopata é a falta de consciência, o que o leva a cometer uma série de atos, como:  
  • • humilhar uma pessoa em público ou ser agressivo com ela;
  • • implicar com a pessoa, ridicularizar o trabalho dela, ou qualquer tipo de tortura psicológica;
  • • espalhar mentiras maliciosamente a respeito de um profissional para prejudicar sua reputação ou incentivar pessoas a fazer o mesmo;
  • • mudar rapidamente de comportamento para manipular as pessoas ou causar elevados níveis de medo;
  • • encorajar colegas de trabalho a atormentar, perseguir, molestar e humilhar uma vítima;
  • • tratar pessoas de forma desigual, prejudicando subordinados e bajulando chefes e superiores;
  • • pedir o cumprimento de tarefas inatingíveis a alguém ou invadir a privacidade dos outros, lendo seus e-mails, arquivos e correspondências para utilizar as informações no futuro como chantagem.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

domingo, 29 de julho de 2012

"Avenida Brasil"


  Bom dia!!!

  Para os fãs da novela Avenida Brasil, sugiro uma boa leitura para este domingo...
--------------------------------------------------------------------------------------------
*Fonte: Estadão 


A vingança da empregadinha

Na contramão do ufanismo consumista de um país que chegou ao futuro, Avenida Brasil se aventura no comentário politicamente incorreto dos temores que a ascensão social engendra

Esther Hamburger - PHD EM ANTROPOLOGIA NA UNIVERSIDADE DE CHICAGO E PROFESSORA DE HISTÓRIA E CRÍTICA DE TELEVISÃO, CINEMA NA ECA-USP; É DIRETORA DO CINUSP PAULO EMÍLIO; AUTORA DE O BRASIL ANTENADO: A SOCIEDADE DA NOVELA (ZAHAR) - O Estado de S.Paulo


"Eu vou te explicar algumas coisas sobre esse quarto que você mal conhece apesar de fazer parte da sua casa. Trata-se de cômodo simples pouco iluminado e pouco arejado. Mas uma patroa do seu tipo deve achar que uma empregada não precisa mais do que isso para sobreviver. Temos TV, que às vezes pega, às vezes não (...) Vem ver o banheiro. O chuveiro é elétrico, mas não temos água quente (...) Porque apesar das promessas a resistência nunca foi trocada. O ralo entope formando uma poça de água que inunda o banheiro inteiro. Cuidado para não escorregar (...) E o cheirinho? Ruim não é? (...) Com o tempo você se acostuma (...) A cama é uma porcaria (...) o estrado quebrado. Não se mexe muito, porque senão você acorda no chão. Alguma dúvida?"
Prato frio: Nina tripudia de Carminha. Até quando? - Reprodução TV
Reprodução TV
Prato frio: Nina tripudia de Carminha. Até quando?
Essa fala-manifesto precede a rendição da vilã e marca a inversão de papéis entre as antagonistas de Avenida Brasil, novela das 21 horas atualmente no ar na Rede Globo. No plano visual, o discurso é ilustrado por um tour perverso, em que Nina-Rita (Débora Falabella), ainda em seu uniforme, apresenta à patroa, a já antológica vilã Carminha (Adriana Esteves), as dependências de empregada de sua mansão no Divino, subúrbio fictício da cidade do Rio de Janeiro. A contundência da vingança é tal que Carminha, ainda que temporariamente, se submete à inversão de papéis: "Eu estou rendida. Nas suas mãos. Vou obedecer a todas as suas loucuras."

Leia mais:  


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dor X Depressão


Os primeiros sinais da depressão

*Matéria publicada na Revista SaúdeA depressão que dói no corpo
Dor de barriga, nas têmporas, nas costas, esses podem ser os primeiríssimos sinais de que alguém está prestes a mergulhar de cabeça em um quadro depressivo, alertam os médicos

Há boas chances de um sintoma físico aparecer muito antes de a tristeza profunda ficar estampada na cara da vítima de depressão e ela não conseguir mais esconder sua perda de interesse pelo mundo exterior. Hoje os cientistas sabem: o quadro depressivo tende a emergir na forma dos mais diversos tipos de dor no corpo.
Leia mais:http://saude.abril.com.br/edicoes/0302/bem_estar/conteudo_301716.shtml

sábado, 14 de julho de 2012

Juventude em perigo!


                        

Para quem tem filhos adolescentes ou jovens, vale a pena conferir a matéria publicada no blog do Eliomar: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/ 
Segue (abaixo):
----------------------------------------------------------------------------------------------

Álcool e falta de diálogo com família contribuem para iniciação sexual precoce de jovens


Jovens de baixa renda que pouco se relacionam com os pais, pegam informações com amigos e consomem álcool com regularidade são o perfil de quem inicia a vida sexual precocemente e sem proteção. É o que mostra pesquisa da Central Única das Favelas (Cufa) feita em três cidades da periferia de Brasília.
Os resultados foram obtidos por meio da aplicação de questionários a 870 pessoas de baixa renda em três cidades do Distrito Federal (DF): Estrutural, Arapoanga e Itapoã. A Cufa, no entanto, divulgou apenas os números da Cidade Estrutural, a 15 quilômetros do centro de Brasília. Os dados referentes às outras cidades serão apresentados nos próximos dois fins de semana.


*Leia mais:

Quando o fígado adoece



Você sabe o que é "Esteatose Hepática"?


Foi-se o tempo em que ouvir a expressão "gordura no fígado", era sinônimo de alcoolismo. Sabe-se que, a  "Esteatose Hepática", ou seja, doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, tambem tem relação direta com alguns fatores de risco.


                       
                                                          *Foto: www.hepcentro.com.br/esteatose.htm


As principais causas da Esteatose Hepática são:

Abuso de álcool;
Hepatites virais;
Diabetes;
Sobrepeso ou Obesidade;
Alterações dos lípides, como Colesterol ou Triglicérides elevados;
Drogas, como os corticoides e secundário a algumas cirurgias para obesidade.

Dependendo do grau que se encontra, a doença pode variar de esteatose simples a esteato-hepatite, podendo evoluir até fibrose e cirrose. 


De acordo com os especialistas, cerca de 1 a cada 5 pessoas com sobrepeso desenvolvem Esteato-hepatite não alcoólica.




Porém, alguns hábitos saudáveis e métodos eficazes podem ajudar a combater a doença que, segundo estudos, já atinge aproximadamente 20% dos brasileiros. 


*Leia mais: http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-figado/doencas-hepaticas/Paginas/esteatose-hepatica.aspx

*Veja na matéria (abaixo), publicada pela revista Saúde:
http://saude.abril.com.br/edicoes/0308/nutricao/livre-seu-figado-gordura-681358.shtml

> Outras fontes: http://www.hepcentro.com.br/esteatose.htm




sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pela volta do Diploma!



Em defesa do diploma
PEC dos Jornalistas deve ir a voto na próxima terça-feira (10.07)
A PEC dos Jornalistas estará entre as matérias a serem apreciadas no Senado na próxima terça-feira. O anúncio foi feito em plenário pela senadora Marta Suplicy (PT/SP), que presidiu a sessão desta quarta-feira (4/7). A FENAJ prepara ações para assegurar a votação e aprovação da matéria.

Após as movimentações da comitiva de jornalistas, que envolveu representantes de 20 Sindicatos da categoria, além de dirigentes da FENAJ, havia um forte indicativo de que PEC dos Jornalistas fosse votada.

Na sessão desta quarta-feira foram a voto diversas matérias, entre elas a PEC 103/12, de regulamentação do comércio eletrônico e a PEC 86/07, do voto aberto para cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar. Pelas articulações de lideranças, a PEC dos Jornalistas seria a seguinte. No entanto, como a sessão se arrastou para além das 19 horas, o quorum foi diminuindo.

“Para não correr riscos com a redução do quorum, o autor e o relator da proposta costuraram um novo encaminhamento, que foi anunciado no plenário pela mesa diretora da sessão, pra votar na semana que vem”, informa José Carlos Torves, diretor da FENAJ que acompanhou os trabalhos no Senado juntamente com a comitiva dos jornalistas.

A Executiva da FENAJ anunciará nos próximos dias medidas para ampliar o movimento pela aprovação da matéria.


*Fonte:
http://www.fenaj.org.br/

*Se você quer participar da campanha pela exigência de curso superior para o exercício da profissão de jornalista, poderá aderir ao abaixo-assinado on-line, no link abaixo:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N8603

terça-feira, 3 de julho de 2012

Aprenda como se destacar no trabalho

O vídeo (abaixo), mostra como qualquer pessoa pode usar o marketing pessoal para conseguir um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Assista:
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1114282-aprenda-a-vender-seu-peixe-no-trabalho.shtml

De olho nos candidatos

Com o quadro político já definido em Fortaleza, agora é a vez do "eleitor" avaliar qual a melhor proposta que corresponde as suas expectativas.
Ao todo serão 10 candidatos, concorrendo ao posto de prefeito da capital.
Mas, este ano, é bom todos estarem mais preparados.
Segundo o artigo do jornalista Danilo Amaral - Especialista em Marketing Eleitoral e Político, nos dias atuais, o consumidor está mais exigente e o eleitor tambem!

*Leia mais (abaixo):
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Consumidor exigente, candidato de qualidade 



Vêm sendo fácil acompanhar as melhorias da população em quesitos como renda e empregabilidade. As classes mais baixas estão podendo comprar cada vez mais, mediante acesso ao crédito e as escolhas pluralizadas. Sim, tudo isto é fato, mas qual a relação do poder de compra dos brasileiros de classes como C e D com as eleições deste ano? 
O que acontece com alguém que pode pagar por mais qualidade? Bom, dentre outras mudanças o consumidor passa a ser mais exigente em aspectos como atendimento personalizado, garantias de reposição, formas de pagamentos e outros fatores ligados à satisfação. Basta dar uma volta em qualquer bairro da periferia para constatar: o cliente de classes historicamente menos favorecidas anda mais exigente. Salões de beleza, por exemplo, continuam sendo abertos em garagens de casas, porém, agora com arcondicionado e com pagamentos no cartão. O que é isso senão uma mudança na preferência? E é aí que entra a relação: o consumidor – leia-se também, eleitor– quer sim, um candidato melhor, assim como um bem ou serviço melhor.
Ora, se eu como consumidor venho me tornando cada vez mais exigente quanto à qualidade de tudo o que o mercado de bens me oferta; se eu quero um vendedor que me atenda bem; se eu exijo um produto de qualidade e um serviço na medida certa de minhas expectativas, e, ainda, se eu sei que posso exigir tudo isso pelo simples fato de que posso pagar o preço que me cobram, por que, com tanto poder em minhas mãos – e bolso!– devo aceitar uma campanha sem qualidade?
Se exijo como consumidor, passo a exigir como eleitor, na mesma medida. A mudança comportamental envolve-nos como um todo, não em parte. Na lógica do consumo, não vou aceitar um candidato “mais ou menos”, numa campanha “mais ou menos”, com propostas e discursos idem.
Se os políticos e partidos continuarem apostando em candidatos sem conteúdos e militantes que só sabem panfletar santinhos, as urnas trarão surpresas. É o novo consumidor brasileiro alimentando o novo eleitor.
 Danilo Amaral
daniloamaraljornalista@gmail.com 
Jornalista e especialista em Marketing Eleitoral e Político

Fonte:
Consumidor exigente, candidato de qualidade | Opinião | O POVO Online