sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quer se especializar, que tal fazer um curso a distância?

 

Para quem já concluiu os estudos, e deseja fazer uma pós, mestrado, doutorado, ou simplesmente um curso de extensão, mas não tem muito tempo de ir até a Universidade, uma boa opção é fazer um curso a distância.

Esta foi mais uma facilidade que a internet trouxe para o mundo globalizado.

Segundo dados do último censo da EAD realizado no Brasil no final de 2008, o total de estudantes matriculados nos diversos segmentos de ensino a distância no país é de: 2.648.031 alunos. Destes, 1.075,272 estão matriculados em graduações e pós, 1.074.106 em cursos livres e 498.653 em iniciativas corporativas.

A tendência de maior crescimento foi registrada no ensino superior e, levando-se em conta apenas graduações e de pós, as áreas com maior número de cursos são Educação & Pedagogia (552 ofertas), Administração, RH e Gestão (345), Computação & Tecnologia (118) e Direito (105).

Para quem se interessa pelo assunto, separei alguns tópicos disponibilizados no site da Associação Brasileira de Educação a Distância ABED:

 

- Como funciona?


A EAD utiliza os mais diversos meios de comunicação, isolados ou combinados como, por exemplo: material impresso distribuído pelo correio, transmissão de rádio ou TV, fitas de áudio ou de vídeo, redes de computadores, sistemas de teleconferência ou videoconferência, telefone.

- Quais são os pontos positivos da Educação a distância?

São vários, começando com a possibilidade de incluir em todas as formas de educação formal e informal as pessoas (normalmente 10% da população em qualquer país) incapacitadas por deficiências físicas e mentais de freqüentar instituições convencionais de aprendizagem.  Também, pessoas que moram em lugares isolados, afastados dos locais onde é possível obter novos conhecimentos e habilidades, e pessoas que por força maior (por exemplo, estar essencialmente presos em casa precisando de cuidar de crianças, pessoas enfermes ou de idade avançada) não podem se deslocar. Assim, em vez dessas pessoas "irem" até a escola, a escola vai até elas. Outros beneficiados são pessoas que trabalham para sua sustentação e não podem freqüentar aulas presenciais em horários tradicionais assim, fazendo um curso a distância via internet, eles podem participar, assincronicamente, de todas as atividades com todos os outros inscritos no curso, nos dias e horários mais convenientes.  Outrossim, EAD permite que pessoas participam em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por instituições de grande reputação acadêmica, sem sair das suas casas no Brasil. Esses são os principais pontos positivos da EaD.

- Quais são as informações básicas necessárias antes de se optar por determinado curso ou instituição?

Informações que devem ser fornecidas pela instituição responsável:
- ementa, descrição ou currículo do curso;
- descrição dos pré-requisitos exigidos;
- apresentação dos professores, de preferência com mini-currículo;
- estrutura de suporte, orientação e/ou apoio oferecida;
- preço;
- no caso de cursos que conferem titulação, referência do instrumento legal  (credenciamento e autorização do MEC ou do Conselho Estadual de Educação) no qual se baseia sua regularidade.

*Em breve divulgarei alguns cursos gratuitos on-line.
Mais informações sobre a lista de cursos e instituições credenciados pelo MEC, acesse:


*Outras informações sobre EAD:








Nenhum comentário:

Postar um comentário