quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ainda bem que existe a versão "zero"

Ela pode até engordar, mas que é irresistível "bem gelada", isso é!
Estamos falando de uma das bebidas mais consumidas no mundo:  a Coca-Cola.

> Aliás, você sabe como surgiu a fórmula dessa bebida, de onde vem a "coca" que dá nome à Coca-Cola? 

Pois bem, pesquisas mostram que deve-se à presença, nas primeiras décadas de produção, de xarope de coca na formulação da Coca-Cola. Sim, o xarope vem das folhas de coca, de onde é extraída a cocaína. 
Antes que seus efeitos nocivos fossem reconhecidos, tornando-a uma droga ilegal, a cocaína, isolada das folhas de coca por médicos em 1800, era recomendada como anestésico e estimulante. Seus efeitos "miraculosos" conquistaram rapidamente muitos usuários.
O farmacêutico John Sith Pemberton, ao criar a fórmula da Coca-Cola, no final do século XIX (1884), apenas copiou a formulação do chamado "Vin Mariani", elaborado por Angelo Mariani, e que nada mais era do que uma solução de cocaína em vinho. 
Porém, Pemberton acrescentou uma importante mistura à fórmula de Mariani: a noz de cola africana (cola é a denominação genérica de várias árvores da família das esterculiáceas, originárias da África. Seu fruto, chamado noz de cola, contém alcalóides).

Agora, a Coca-Cola resolveu assumir publicamente que contribui para deixar milhares de pessoas obesas nos quatro cantos do mundo...

Veja na matéria publicada na revista Exame:



Coca-Cola assume: engorda mesmo. E daí?

Pela primeira vez os anúncios da Coca-Cola falam sobre obesidade, numa tentativa de livrar a marca da maior crise de imagem que já enfrentou















Nova York - A cada ano a americana Coca-Cola gasta mais de 3 bilhões de dólares em propaganda para manter sua marca centenária no topo da lista das mais valiosas do planeta. Tornaram-se clássicas suas campanhas com crianças sorridentes ou ursos-polares que se divertem — e, claro, tomam uns goles do refrigerante.
Neste início de ano, porém, a empresa decidiu mudar o tom e a mensagem de maneira inédita. Pela primeira vez em sua história, pôs no ar nos Estados Unidos umanúncio em que discute por 2 minutos um assunto que cada vez mais coloca seu principal produto na berlinda — a obesidade. Num tom solene, uma voz feminina descreve o esforço da companhia para lançar versões da bebida com menos calorias e deixar mais visível para os consumidores a quantidade de açúcar presente em cada lata.
Também mostra que patrocina a pesquisa de novos adoçantes naturais e não está mais abarrotando as geladeiras de lanchonetes das escolas só com refrigerante mas também com sucos e chás. Depois de fazer um mea culpa, a empresa divide a responsabilidade com os consumidores e conclui: "Todas as calorias contam. Se você bebe e come mais calorias do que queima, você vai engordar".
Outro anúncio na mesma linha, com  duração de 30 segundos, foi ao ar nos intervalos do programa de calouros American Idol, um dos campeões de audiência nos Estados Unidos. Com o slogan "Be Ok" (ou "Fique bem"), mostra opções para queimar as calorias contidas numa lata do refrigerante —  como passear com o cachorro, jogar boliche ou andar de bicicleta. Uma campanha com o mesmo mote também foi lançada no Brasil.
Maior produtora mundial de bebidas, a Coca-Cola parte para essa estratégia radical em meio a uma das maiores crises de imagem da indústria de refrigerantes. 


*Leia mais:
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1034/noticias/coca-cola-assume-engorda-mesmo-e-dai

*Com informações do site: http://www.clubedaquimica.com

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